Eu nao sou nenhuma aspirante a chef nem tenho um oh, super paladar apurado nem nada. Mas a verdade é que eu gosto de comida boa. Desde um bom jamón serrano até um feijaozinho de vó, passando pelas mais diversas coisas, tipo salada de rúcula, massa barilla e peixe na brasa. E quando eu como uma coisa boa, ela conquista meu coraçao eternamente.
E quando eu viajo, o meu "coisas novas, lugares e pessoas" definitivamente tem q incluir as opçoes gastronomicas locais. Quer coisa mais interiorizante que "comer" um país? Conhecer uma gastronomia étnica é definitivamente uma das formas mais carnais de se apropriar da realidade que voce visita, do entorno.
Só que as senhoras cidades turisticas com belezas históricas/naturais/arquitetonicas resolvem zoar o barraco nessa parte. Porque, como o turista nao necessariamente vai voltar, eles meio que nao cuidam tanto da gastronomia. Entao, se alguem te fala que "tal restaurante é pra turista", tem mais é que sair correndo o mais depressa e o mais longe possível. É um pouco o q acontece com Barcelona, especialmente com os lugares baratos. E me deixa muito tensa.
Comer é as experiencia mais sinestésica possível e por tão cotidiana a gente nem liga em toda a riqueza das sensaçoes e sentidos. As vezes voce até ouve a comida, quando ela vem fritandinha na sua mesa ou coisa parecida. E por todo esse monte de sensaçoes, das texturas derretendo na boca, os cheiros todos, o relaxamentinho de sentar e "agora eu vou comer", eu acho uma total indignidade vender comida ruim, malfeita.
O fato é que eu sinto uma saudade desgraciada de Sao paulo nessas horas. Voce inventa de ir comer um bolinho x, um sanduíche y que vem com os melhores yptos, queijos, rúcula, blah bal, ou entao uma coxinhazinha com recheiozinho que fazem la no botequinhozinho. Guloseimas paulistanas sao toda uma atraçao turistica em si, na minha opiniao. Voce cruza a cidade pra comer tal coisa em tal lugar. É ótimo!
Caralhos, nao é porque é barato que a comida tem q ser ruim. Nao custa nada fazer uma coisa barata e digna. Caramba, tanta comida de boteco, que porque é feita assim, e tem uma pimentinha assim, q é uma delicia, por que, voce, senhor dono de restaurante ou coisa parecida vai me vender um troço ruim? Se voce só faz bem quibes, porque fazer uma coxinha ruim, só pra eu desistir total de comer no seu bar e estragar o meu dia eternamente????
Soubesse disso, tinha ficado em casa com uma grande bacia de pipocas. Estouradas na panela. Com azeite de oliva, como dios manda. humpf.
Um comentário:
Nossa, Bia, quem foi q te maltratou assim?? Quer q eu dê uma surra de pau nele?
Postar um comentário